sexta-feira, 21 de março de 2014

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 21 MARÇO 2014 - REALIDADE ESPIRITUAL - POSTAGEM - ARQUIVO - GNA - 2655

Aclamação ao santo Evangelho.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
- Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre a vida eterna (Jo 3,16)
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 21, 33-43.45-46

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  †  segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!
- Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33"Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: Ao meu filho eles vão respeitar. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança! 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?" 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo". 42Então Jesus lhes disse: "Vós nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?" 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!
Liturgia comentada
A época das colheitas... (Mt 21, 33-43.45-46)
Nós vivemos no tempo. Humanos, somos seres “históricos”. Depois, virá a eternidade. Por ora, temos um tempo –(ninguém sabe quanto!) para viver e cumprir nossa tarefa...
Esta duração a que chamamos “tempo” se manifesta em ciclos sucessivos. Assim as estações do ano: primavera, verão, outono, inverno. Chuvas, flores, frutos, neves. Os poetas (essa raça movida a lirismo!) não se cansam de recorrer ao ciclo das estações como imagem da própria vida humana: infância, juventude, maturidade, velhice.
Desde que inventamos medidores de tempo – o quadrante solar, a ampulheta, a clepsidra, o relógio mecânico, o atômico – estamos atentos à passagem do tempo e à sucessão das horas. Até a vida monástica se organizou em torno das “Horas”: matinas e laudes, prima, terça, sexta e nona, vésperas e completas. Toca o sino, cortando o dia e a noite em fatias de orar e laborar. E a vida passa...
É assim também a vida no campo: preparar a terra, semear, deixar crescer e, enfim, colher. Quem não semeia, não colhe. O futuro é feito do passado. “Quem semeia entre lágrimas, há de colher com alegria”, diz o salmista. (Sl 126, 5.) E “o que semeia pouco, pouco há de ceifar” (cf. 2Cor 9, 6). Mas virá a hora da colheita – diz a parábola de hoje -, quando o Senhor da Terra há de verificar o trabalho que fizemos, à espera de algum retorno para seu investimento em nós.
Nesta expressiva parábola, o fruto do trabalho humano não só é negado ao legítimo Dono, mas até mesmo seu Filho único é morto pelos vinhateiros. Os lavradores da vinha agem como se fossem senhores da terra. Uma usurpação. Um misto de rebeldia e rejeição que não ficará sem castigo.
Claro que Jesus – o narrador e, ao mesmo tempo, o Filho assassinado! – se refere pontualmente à história de seu próprio povo, a quem Deus já se dirigira pelos profetas e, na plenitude dos tempos – isto é, na hora da colheita! – por seu próprio Filho.
Estamos diante do terrível mistério da recusa de Deus. Ele se mostra, se oferece, se entrega, e nós o recusamos?
Qual será a nossa colheita?
Orai sem cessar: “Minhas horas estão em tuas mãos, Senhor!” (Sl 31,16)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br

EVANGELHO DO DIA 21 MARÇO 2014 - ANÁLISE -  GNA - MATEUS - 21,  33 - 43, 45 - 46

Este maravilhoso Evangelho de Jesus, escrito por Mateus, nos leva a uma profunda reflexão sobre a vida que levamos, e as palavras deste texto foram durar e verdadeiras, como são para todos nestes dias em que está se cumprindo essas palavras Proféticas.
O que poderemos definir para Nossas vidas esses ensinamentos, pois as Humanidades desprezam e quando se faz uma leitura do texto, não sabe o que realmente ali está escrito ... pois é Revelação, é objetivo de salvação diante dos Tempos Chegados. 
Jesus. falou diretamente aos corações e ali estavam os conhecedores da Lei Judaica.  Quando foi revelado que o Proprietário, ou seja o SENHOR DA VINHA plantou, quis dizer que a vinha é a obra do Criador. e a vinha é a representação dos Povos da Terra. AS  UVAS  QUE NASCEM NESTA VINHA, SÃO OS HABITANTES DA TERRA. A Vinha ficou entregue aos governantes na Terra, e no dia da colheita o Senhor da vinha voltaria para colher. O proprietário fez uma torre de vigia, e isto quer dizer que estava atento o que ali acontecia, pois a vinha não estava abandonada. Aqui é momento de entender o processo das duas anteriores colheitas, que bem entendidas pode ser definida como sendo a primeira diante da Civilização da Lemúria e a Segunda diante da Civilização da Atlântida. Agora a Vinha receberia o Filho do Proprietário, que conhecemos como Jesus, o Enviado do Pai, enviado ao Mundo e se mostrando ao Mundo como a Pedra de sustentação, a pedra angular que os construtores rejeitaram. A verdade, que Jesus veio a esta Vinha, que é o Mundo, viu as Uvas que são os moradores da Terra, mostrou quem era e qual era a Sua Missão ... e eles, o mataram, para ficarem com a vinha ... ficarem com o Mundo.

Aqui neste texto ficou uma pergunta para os que ficaram com o Mundo, ou seja a Vinha ... e esta pergunta é simples, pois foi perguntado o que o Pai - o Proprietário do Mundo -  Vinha vai fazer quando retornar diante da Sua propriedade. Nas duas primeiras o texto mostra o que aconteceu, na terceira fizeram pior, pois mataram o Filho, o Enviado, que era o Seu Pai. O TEXTO É MUITO CLARO NA RESPOSTA DO QUE SERIA FEITO ...  a única coisa possível - JUSTIÇA. Diz na resposta que mataria de forma violenta, e daria um novo destino com novos empregados, ou seja a Terra seja após este momento, local de novos trabalhadores, ou seja, uma nova Humanidade.Jesus afirmou que o Reino de Deus será tirado deles e seria dado a uma nova Humanidade que produzirá bons frutos. Os poderosos na qualidade dos Sacerdotes sabiam que eram deles que Jesus falava, e isto vale para os Nossos Governantes e todos os trabalhadores que trabalham para eles, pois são os mesmos que rejeitaram a Pedra Angular que é Jesu, o Cristo Cósmico, o Enviado de Deus. Aqui está claro e definido que vai haver este momento em que o poder da UNIDADE que conhecemos pelo Pai, o Senhor da Vinha, retornará para a última colheita da Sua vinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário