domingo, 9 de março de 2014

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - REALIDADE ESPIRITUAL - MATEUS - 4, 1 - 11 - DIA 09 MARÇO 2014 - GNA

EVANGELHO DO DIA


ANO A - DIA 09/03



As tentações de Jesus - Mt 4,1-11

Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Ele respondeu: “Está escrito: ‘Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não porás à prova o Senhor teu Deus’!” O diabo o levou ainda para uma montanha muito alta. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai embora, Satanás, pois está escrito: ‘Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto’”. Por fim, o diabo o deixou, e os anjos se aproximaram para servi-lo.

COMENTÁRIOS

Jesus não permite que a voz do mal ressoe nele.
Os domingos do tempo da Quaresma são como que etapas que nos preparam para a celebração do mistério pascal de Jesus Cristo. O tempo da Quaresma deve ser marcado por uma dupla característica: deve ser a ocasião para recordarmos o nosso Batismo e a vocação a que somos chamados pela graça desse mesmo Batismo, e tempo para a penitência, isto é, o desejo e o consequente esforço de verdadeira e profunda conversão para que possamos tirar do mistério pascal de Jesus Cristo toda a sua riqueza.
O autor do segundo relato da criação do livro do Gênesis tem a preocupação de responder à seguinte pergunta: se tudo o que Deus criou é bom, por que existe o mal? Por que, muitas vezes, o mal domina sobre o ser humano? Em primeiro lugar, o autor afirma a bondade de Deus. Deus chama o ser humano à existência; Ele pôs o seu próprio “sopro” no ser humano (2,7b). O homem, tirado do pó, é obra do coração de Deus, do seu amor. No jardim que Deus plantou havia tudo o que o ser humano precisava para realizar-se como plenamente humano. No entanto, enigmaticamente, aparece a serpente, símbolo do mal do homem; ela aparece como uma força de sedução que distorce o mandamento de Deus e leva o ser humano a negar a sua própria condição de criatura e, portanto, a negar sua referência a Deus. É o mal que, segundo o nosso autor, coloca no coração do ser humano a suspeita com relação a Deus. O mal desumaniza na medida em que leva a negar-se a qualidade de criatura e sua referência ao Criador. O ser humano é colocado diante da alternativa pela qual deve decidir: confiar em Deus ou se deixar levar pela sedução do mal. Infelizmente, o primeiro homem se deixou envolver pela sedução do mal.
O relato das tentações de Jesus segundo Mateus é um sumário das tentações que acompanharam Jesus ao longo de toda a sua vida. Ao contrário do primeiro ser humano, Jesus não permite que a voz do mal ressoe nele. Pela apropriação da Palavra de Deus, por sua comunhão com o Pai, ele vence o mal; ele vence o mal pela confiança inabalável em Deus. As tentações de Jesus dizem respeito à sua filiação divina e à sua missão. É na sua condição de Filho de Deus e em relação ao seu messianismo que Jesus é tentado. Jesus não se prosterna diante do mal, pois sua vida está profundamente enraizada em Deus; somente a Deus ele adora. Foi por nós que Jesus venceu as tentações.

Carlos Alberto Contieri, sj
COMFEITOS PELO GNA - MATEUS - 4, 1 - 11  -   09 MARÇO 2014Hoje, buscaremos entender o Texto de Mateus sobre este momento importante. Conheceremos sobre o que realmente aconteceu, pois muitos fatos, verdades e comentários precisam serem analisados. Quando buscamos em particular os fatos, devemos saber quem participou, e Mateus não estava no cenário dos acontecimentos, e apenas comentou em seus escritos o que ouviu de alguém.O que realmente interessa é o texto, a sua narrativa para aprender e vivermos nestes ensinamentos. Tudo que Jesus participou é momento único e Sagrado. Os personagens deste momento foi Jesus e o demônio, e não foi citado seu nome, características e etc ... e o que sei é que deveria ser uma criatura do  mundo inferior com grandes poderes.Quando é afirmado por Mateus que o Mestre Jesus foi levado pelo Espírito para ser tentado, fica aqui aqui uma dúvida : quem seria este espírito, pois existem infinitos Espíritos e classes. Acredito, que o Espírito de Jesus sabia que era preciso lá está e passar por este momento, pois o Mestre sabia que as Falanges do mal, sempre tentou contra a Sua vida, e gostaria de SE ALIAR ou destruir a Sua Missão. Jesus, depois de quarenta - 40 dias jejuando, sentiu fome, e era o momento de atacar aquele que estava fraco, cansado e debilitado. O Mestre mostrou para Nós, que como Ele, teríamos também Nossas tentações pelos enviados do mundo sombrio ... das sombras. Porque 40 dias no deserto, 40 anos no deserto na diáspora do Povo Judeu, 40 anos uma geração Bíblica. 40 dias ficou após a Sua morte na cruz do Calvário e etc ... será que os 33 anos de Sua vida, mais 7 que representa o poder da Unidade Divina também não seria justificado nestes 40. Vamos lembrar também do ano Profético de 1967, que Todos lembram que foi o tempo profetizado quando Jesus chorou diante do Templo de Jerusalém e afirmando que o Povo Judeu seria morto, escravizado e enviado aos quatro cantos do Mundo. E afirmou Jesus, que o dia que reconheceriam que Ele era o Enviado prometido nas Escrituras, voltariam para casa. O ano de 1967 somado ao Seu número na Terra, seria 1967 + 33 = 2000 O ANO DIVISOR DO QUE SOMOS - PLANETA DA TERCEIRA DIMENSÃO OU ESFERA DO TEMPO. Desde o ano de 2000, está sendo tirado os que são 666 e os que são 999. Desde o ano de 2007, 1967 + 40 que vivemos a Grande Misericórdia de Jesus pelas Humanidades que estão também sendo tentadas no deserto do Mundo. Agora não mais o deserto cheio de poeiras daquele dia, e sim a poeira que encobre nossas Almas das verdades. Será que defenderemos o valor de ser ESPÍRITO SANTO e vencer as tentações deste deserto em Nossas vidas. O pior deserto é aquele em que a Alma e o Espírito não possui nada. O demônio ofereceu alimento para o corpo, bens - riquezas a Jesus, e não pensem que hoje esteja sendo diferente. Que possamos entender os 40 dias no deserto, que marcou o ano de 2000 e o tempo da criação que foi 7, o número da perfeição de Deus. Desde o ano de 2007 e os 33 anos que jesus viveu na Terra dará = 2040 ... más afirmou Jesu, que se o Tempo não fosse abreviado, nenhuma carne sobraria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário