sábado, 26 de outubro de 2013

PORTAL - GNA - POSTAGEM - GNA - SISTEMA SOLAR COM 7 PLANETAS DESCOBERTO - POSTAGEM CIENTÍFICA - GNA 1695

PORTAL - GNA - ARQUIVO  CIENTÍFICO
SISTEMA SOLAR COM 7 PLANETAS DESCOBERTO - ARQUIVO - GNA
Astrônomos descobriram através de dois estudos separados um raro sistema planetário com sete planetas, que orbitam a pequena estrela chamada KIC 11442793, localizada a 2.500 anos-luz da Terra.
KIC 11442793
Um dos estudos foi realizado por voluntários através do Planet Hunters, um site que permite que voluntários tenham acesso a dados coletados pelo telescópio espacialKepler, da NASA, hoje inoperante.
O Kepler descobria novos mundos através do trânsito planetário. Essa técnica consiste na detecção da variação do brilho de uma estrela causada pela passagem de um planeta à sua frente.
“Este é o primeiro sistema com sete planetas descoberto pelo Kepler. ” disse Chris Lintott, da Universidade de Oxford, coautor do artigo do Planet Hunters.
O outro estudo foi submetido por uma equipe internacional de astrônomos à revista Astrophysical Jounal, e chegou aos mesmos resultados.

Características do sistema

Os 7 planetas do sistema estão muito próximos de sua estrela, de modo que todos caberiam na distância entre o Sol e Mercúrio (o planeta mais próximo do nosso Sol).
Essa proximidade facilitou a descoberta dos planetas. Quanto mais próximo um planeta está de sua estrela, mais fácil é ver a variação de brilho mencionada anteriormente.
Dois planetas do sistema de KIC 11442793 possuem aproximadamente o mesmo tamanho da Terra. Três deles sãosuper-Terras, e dois são gigantes gasosos como Júpiter.
“De certa forma, ele se parece com o nosso Sistema Solar, com todos os pequenos planetas no interior do sistema e os grandes planetas na parte exterior. A maioria dos sistemas planetários que conhecemos não segue essa regra”, disse o coautor Robert Simpson, também da Universidade de Oxford. [BBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário